sexta-feira, 3 de julho de 2009

Extração de polpa de Jussara


Palmeira Jussara
A Palmeira Jussara (Euterpe edulis Mart.) também conhecida como Juçara, Palmito-doce é bastante encontrada na Mata Atlântica e também no cerrado, perto dos cursos dos rios e das mata úmidas.

Famosa no sul e sudeste do Brasil pela exploração do seu palmito, essa palmeira tem muitos outros atrativos como sua madeira leve, resistente e durável (longe da umidade), usada muito como ripas no telhado das casas do interior do país. Mas na minha opinião, seu maior atrativo (e maior retorno econômico) vem do seu fruto, característica que herdou da do seu primo-irmão Açaí (tanto o de touceira, Euterpe oleracea Mart. como o de terra firme, o Euterpe precatoria Mart). Poucas pessoas conhecem, mas da polpa de seus frutos se extrai um suco muito semelhante ao famoso açaí.

Para ajudar na campanha de valorizar o que é nosso (sem desprezar o maravilhoso açaí do norte) e quem sabe de quebra ajudar na preservação das nossas tão exploradas Jussaras, divulgo aqui uma receitinha caseira para fazer polpas de jussara (ao estilo do açaí).

FONTE: http://www.agrofloresta.net

Um comentário: